terça-feira, 9 de abril de 2013

O Reino Ioruba

Os iorubas se desenvolveram a partir do século XI. Eles constituíam uma sociedade tipicamente urbana, detentora de uma economia diversificada e ofícios especializados. Este povo deu origem aos atuais estados de Benim e da Nigéria. A maioria dos escravos trazidos para a Bahia pertencia ao povo Ioruba, que deixou forte marca na cultura afro-brasileira. São contribuições dos Iorubas: o nosso candomblé; instrumentos ôcomo o agogô e o atabaque; a culinária (o vatapá, o acarajé, o abará e outros); plantas como o dendezeiro (do qual se extrai o óleo de dendê, muito utilizado na comida baiana) e expressões como "Axé!".

  • Exelentes artesão
Com o método chamado de "cera perdida", esculpiam como ênfase a monarquia. Eles, com uma habilidade refinadíssima, esculpiam em: bronze, metal, cobre, madeira, cerâmica e marfim.
  • Ife, cidade ioruba
Há uma lenda, que a cidade de Ife, foi fundada pelo deus Oduduwa sob comando do deus supremo Olorun. Tornando-se o seu primeiro governador.
A cidade de Ife cresceu numa região rica em animais, com terras muito férteis e chuvas abundantes (savana).  É a capital do reino, com seu governante chamado Ooni.
Hoje a cidade de Ife se chama Lagos, que é a capital da Nigéria.

O mapa acima mostra o reino de Ioruba (Verde Escuro) e o resto da África (Verde Claro).


13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Otimo texto. Me ajudou no trabalho sobre reinos africanos. O bom é que num livro antigo meu tinha umas imagens! Adorei conhecer!!!
    -------> hi-tokki.blogspot.com.br<-------- Bloguinho ><
    Ah vou creditar a fonte ;)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo pro meu trabalho de história nota 10,00 pro meu grupo...

    ResponderExcluir
  4. nossa!!!!!!!!!!!!!! adoreiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa...Faz 5 anos q criaram essa página ._.
    Como o tempo passa rápido viado




    Mas vlw me ajudo no trabalho de História ♥

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei me ajudo muito meu grupo tiro 10.00 ❤❤❤

    ResponderExcluir
  8. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Ótimo é confiável e completo me ajudou muito

    ResponderExcluir